segunda-feira, 19 de março de 2012

O sol brasileiro


Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus, é o único filme brasileiro (em coprodução com Itália e França) a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1960. O roteiro, baseado na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, transpõe a história de um mito grego para a realidade de uma favela carioca durante o Carnaval.
Orfeu é representado pelo ator Breno Mello, que seria considerado o primeiro galã negro do cinema brasileiro, e Eurídice é vivida pela linda atriz norte-americana Marpessa Dawn. A trilha sonora é um dos pontos fortes da película: quase todas as canções são assinadas por Tom Jobim e Luís Bonfá.

Apesar de retratar a favela com pueril inocência e romantismo, Orfeu Negro é um filme que encanta pela fotografia (não poderia ser diferente um filme emoldurado pelas paisagens exuberantes do Rio de Janeiro) e pela delicadeza extrema de algumas cenas – como a cena em que as crianças, levando à sério uma brincadeira feita por Orfeu no início da trama, tocam violão para “fazer o sol nascer”.

Com a simplicidade da gente brasileira, esta é uma das cenas mais bonitas da história do nosso cinema.



Leia também:

Eurídice sobe aos céus, em busca de Orfeu, de Nei Lopes.

Se não fosse Orfeu Negro, Barack Obama não teria nascido, de Fernando Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário